Plantas exoticas e nativas
Você já deve ter ouvido falar que determinadas espécies de plantas podem ser consideradas plantas exóticas ou nativas. E, certamente, sabe que isso tem haver com a origem e com a distribuição geográfica natural da espécie. Também já deve ter lido, ouvido ou mesmo discutido sobre a polêmica entre . O espaço para as plantas nativas diminui na mesma proporção em que aumenta a presença de espécies invasoras. Segundo o Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, há mais de mil ocorrências de invasoras no Brasil.
Você saberia explicar a diferença entre plantas nativas , exóticas e invasoras?
Planta exótica é aquela dada como proveniente de fora da flora original local. Ou seja, uma planta exótica não é autóctone do ambiente nativo. Também diz-se que uma planta exótica é estrangeira, não é indígena.
Em muitos lugares do mundo as plantas exóticas causam desequilíbrios no ecossistema local e são . As espécies nativas são aquelas naturais de uma determinada região. A flora nativa , durante milhares de anos, vêm interagindo com o ambiente e, assim, passou por um rigoroso processo de seleção natural que gerou espécies geneticamente resistentes e adaptadas ao local onde ocorrem. Geófitas e ricas em néctar.
As folhas apresentam-se em vários tamanhos.
PLANTAS NATIVAS E EXÓTICAS NA PAISAGEM URBANA DA CIDADE. DO RIO DE JANEIRO, BRASIL. Talvez mais de das 300. Atualmente as exóticas são as mais cultivadas, pois são plantas consideradas “ domesticadas”, ou seja, após passarem por uma série de alterações genéticas, realizadas por órgãos de pesquisa, possibilitam o favorecimento do cultivo e consequentemente oferecerem um maior número de plantas para . Foram organizadas práticas pedagógicas incluindo a exposição dialogada com a apresentação de imagens de espécies de animais e plantas nativas e exóticas a estudantes do ensino fundamental e médio, com a aplicação de instrumentos de coleta de dados gerando um conjunto de informações estudadas com base . Espécie Nativa : planta que é natural, própria da região em que vive, ou seja, que cresce dentro dos seus limites naturais incluindo a sua área potencial de dispersão.
Espécie Exótica ou Introduzida: espécie que se estabelece para além da sua área de distribuição natural, depois de ser transportada e introduzida . A planta na parte esquerda da foto é uma piteira ( exótico nessa vegetação) que “ migrou” do paisagismo das cercanias e compete diretamente com a planta a direita, uma língua-de-tucano, planta nativa do cerrado ameaçada de extinção na cidade. As plantas invasoras transformam a . Transmissão de doenças – Animais e plantas invasoras podem transportar também fungos, bactérias, vírus e outros pequenos seres nocivos às espécies nativas. A raiva é transmitida de nativos a exóticos e vice versa, em um ciclo difícil de ser controlado. Hibridização – Uma invasora que encontre outra espécie nativa.
O Ernest tem uma frase bastante significativa para essa questão que é: Quem planta nativa é nativo ! Permitindo o desenvolvimento da área e evoluindo do estágio de degradação as nativas reaparecem. Segundo Leonardo Jales, do Movimento Pró-Árvore, elas impedem o desenvolvimento de árvores nativas , podendo levá-las à extinção, e possuem toxinas que as impedem de servir de alimento para . O biólogo Marcelo Moro alerta que “vivendo em cidades onde quase todas as plantas cultivadas são exóticas , as novas . Em alguns casos, se alimentam das espécies nativas , o que agrava ainda mais seu impacto ao meio ambiente local. Ir para Agentes de controle biológico poderiam atacar espécies nativas ?
Antes que agentes de controle biológico sejam liberados, eles são submetidos a um período de quarentena, ou seja, de confinamento para que seu comportamento seja observado e testado com relação a plantas exóticas e nativas. Re: Espécies nativas , não nativas e exóticas. Sou bióloga, e didaticamente escreveria assique as plantas ou animais nativos são aqueles nascidos naquela região.
E exóticos são aqueles trazidos para aquela região.
Comentários
Postar um comentário